Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vetores da Inutilidade

Poesia, Atualidade, Crítica, Opinião, Artes e Cultura. Um blog por João M. Pereirinha

Vetores da Inutilidade

Poesia, Atualidade, Crítica, Opinião, Artes e Cultura. Um blog por João M. Pereirinha

O FASCISTA É COVARDE!

FB_IMG_1573153839350.jpg

Quando não te consegue convencer ou persuadir, o fascista ameaça-te. Seja de forma velada, direta ou indiretamente, ele ameaça a tua integridade, a tua intimidade, a tua reputação, ameaça o teu trabalho, ameaça a tua família ou os teus amigos e conhecidos. Se não é capaz de te vergar pelo medo e o ódio aos outros, ele procura vergar-te pelo medo a ele. Se mesmo assim não conseguir calar-te, então ele torna-te no alvo do ódio, juntamente com todos os seus inimigos imaginários. O fascista não admite contraditório. Na iminência do confronto de ideias ele prefere eliminar o interlocutor.

 

Acusado pela covardia de ter atacado os dois filhos menores de idade adotados pelo casal Glenn Greenwald e David Miranda, o jornalista Augusto Nunes resolveu provar a sua covardia ao agredir fisicamente um colega jornalista, galardoado com um Pulitzer e o pai dessas duas crianças.

 

Desde que denunciou os abusos da Lava Jato e de Sérgio Moro, no Brasil, já fizeram quase tudo com Glenn Greenwald. Depois de agredido fisicamente, só falta mesmo prendê-lo ou matá-lo. É este o perigo que quem enfrenta os fascistas de frente corre. O programa Pânico, da Jovem Pan, onde o jornalista Augusto Nunes deu uma bofetada na cara do jornalista do The Intercept, é um ninho de fascistas há muitos anos, onde constantemente se tentam destruir reputações através de propaganda fascista e odiosa.

 

Poucas pessoas que tenham ido ao programa, sem serem fervorosas adeptas do discurso radical, alienado e extremista dos seus intervenientes, saíram ilesas desse confronto: onde não há liberdade de contraditório, onde não há possibilidade de expressão de um raciocínio lógico, onde não há espaço para terminar um argumento ou uma explicação. É um fosso de ignorância para onde os opositores ou quem quer que seja menos alinhado com a atual extrema-direita brasileira é levado para abate.

 

Tanto o vídeo da bofetada, como o vídeo das declarações onde Augusto Nunes faz insinuações de negligência sobre a parentalidade de Glenn Greenwald e David Miranda, são reflexo do nível abjeto a que os colaboracionistas do atual regime estão dispostos a descer, numa avalanche de covardia e violência, onde os reacionários procuram silenciar os denunciantes das suas falhas, erros e abusos flagrantes. Mas ainda pior que isso é saber que há um público que aplaudiu, nos dois momentos.

 

É isto que está errado. Como tal, Glenn Greenwald merece toda a nossa solidariedade e proteção, que já lhe devíamos depois de denunciar ao mundo a rede de crimes e influências escondidas e encobertas pelo poder. Porque enquanto ele tem desempenhando um papel fundamental para a democracia, os que o agridem querem apenas acabar com ela.