Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vetores da Inutilidade

Poesia, Atualidade, Crítica, Opinião, Artes e Cultura. Um blog por João M. Pereirinha

Vetores da Inutilidade

Poesia, Atualidade, Crítica, Opinião, Artes e Cultura. Um blog por João M. Pereirinha

A magia de escrever…

 

 

 

 

A magia de escrever está em podermos viver duas vezes, em viver o que não pudemos viver, em viver mesmo depois de mortos, em viver mesmo quando não queremos, em criar, em transformar a realidade. A escrita é o melhor reflexo que podemos ter do nosso pensamento, a formas mais exacta que temos para comunicar, pois podemos escrever que coisas que não conseguimos dizer, podemos chegar onde queremos sem ter que fazer muito ruído, sem que nos tenhamos que deslocar, podemos o que queremos. Temos na escrita a forma mais livre de expressão que podemos encontrar. A maioria das coisas ficam muito mais bonitas quando escritas que faladas, foneticamente verbalizadas.

 

Uma coisa que tenho aprendido enquanto escrevo, mais e mais, é que os dedos costumam estar mais perto do cérebro que a própria boca e que muitas vezes sente-se neles um ligeiro toque do coração.

 

Não há receitas para escrever bem, isso vos garanto, escreve-se e ponto! Tudo depende, é da forma como pensamos e o que realmente temos que treinar é a nossa maneira de pensar, treinar os músculos da nossa imaginação, da nossa razão, da nossa expressão. Escrever é uma paixão, algo que pode vir a ser sufocante e extremamente prazenteiro ou não o comprovassem as minhas palavras.

 

O melhor da escrita é que não há nela qualquer tipo de expectativa, nada, não há nada para atingir, não há nada para superar, são dispensadas todas as metas e perfeições, não há então desilusões e qualquer leitor pode por fim encontrar na escrita a sua interpretação e no fim haverão tantas interpretações diferentes e impensáveis que superarão até a própria imaginação do autor que de critica em critica cresce e quanto menos lido for o que o autor escreve melhor, pois quanto menos lido for por todos melhor preservada ficara a mensagem original, mais próxima da verdadeira, mas não única, interpretação ficara e mais alto será o valor de cada palavra!

 

A escrita é onde os mudos falam alto, os oprimidos derrubam barreiras e os ressacados são génios, onde os fracos são fortes, onde o tudo se transforma em pó e o nada pode ser tudo…

 

Quando escrevo ninguém pode nem consegue tirar-me os meus sonhos, todos eles são reais, todos eles se concretizam, tudo é como eu quero, não há erros, não há inesperados nem imprevistos, posso ser qualquer personagem, a que quero ser naquele momento e não a que a vida me obriga a ser, onde o vento tem a frescura que eu procuro e a suavidade que realmente me acalma, onde o sol se põe às horas que quero e não às que o fuso-horário ordena, onde os meus amores não me abandonam, onde o Amor para sempre existe, onde ficamos juntos para sempre!



Um pequeno lugar que é só meu e de cada um, onde há “Respeito”, sozinho ou acompanhado…


Continua a escrever, continua a sonhar pois as nossas vidas não são mais que potes de sonhos de onde vamos tirando e tirando cada vez mais um, todos os dias…


 


 


10-01-2008


João Pereirinha


2 comentários

Comentar post