Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vetores da Inutilidade

Poesia, Atualidade, Crítica, Opinião, Artes e Cultura. Um blog por João M. Pereirinha

Vetores da Inutilidade

Poesia, Atualidade, Crítica, Opinião, Artes e Cultura. Um blog por João M. Pereirinha

É PRECISO COMBATER QUEM É CONTRA A DEMOCRACIA

IMG_20191008_105602.jpgAndré Ventura e o seu (ainda) unipessoal "Chega!" não defendem apenas o racismo e a xenofobia, eles apelam ao sentido mais selvagem da sociedade, com um desprezo pelas regras de debate e da Democracia. Juntamente com os ultraliberais, vão estar em campanha permanente, totalmente despreocupados com a verdade, apostados numa estratégia de guerrilha.

Esse discurso tóxico tem como objetivo principal a permanência constante nos noticiários e a disseminação massificada na Internet - com piadolas, demagogias, afirmações impossíveis de confirmar, mentiras e ataques pessoais - abatendo a estrondosa diferença de representatividade que têm: dando a 1 só deputado a mesma capacidade ou mais do que 106, ou toda a restante Assembleia da República junta, têm de ser ouvidos.

Se os partidos democráticos, em especial os de Esquerda, que hoje têm maioria, não unirem esforços para criar estratégias próprias de atuação contra esta onda de desinformação - dispendiosa e agora com ajuda da subvenção - rapidamente vão perceber como é impossível ganhar uma briga com um porco sem cair na lama. Veja-se o que a normalização de Trump, Bolsonaro ou Boris Johnson têm contribuído para as respetivas democracias.

Pode parecer cansativo, mas vamos ter que voltar a explicar o óbvio, desmentir o irracional e combater o impensável. Se eles estão motivados em acabar com a democratização, nós temos que estar ainda mais motivados em defendê-la ativamente, na TV, nos cafés e também na Internet, onde o obscurantismo se instalou.

11 comentários

Comentar post